
4 técnicas para captar novos clientes [na_cidade]
Você pode atrair novos clientes sem precisar de estratégias mirabolantes, saiba como
Toda empresa sobrevive da relação oferta e demanda e quem vive dessas relações sabe o quão difícil é estar envolvido nesta dinâmica diariamente. As empresas que possuem um ponto fixo para ofertar seus produtos e serviços ou até mesmo utilizam do subterfúgio das vendas de porta em porta, vivem todos os dias sob o temor da novidade.
Como apresentar a empresa de uma forma inovadora, diferente e que ainda sim passe o recado capital do que o produto ou serviço quer apresentar, de forma que o cliente do outro lado sinta-se convencido sobre o que a empresa apresenta é essencial para a sua necessidade ou se atraia fortemente pelo desejo da compra? Claro, a situação não é fácil, seja pra novos ou velhos empreendedores, consolidados ou buscando o seu espaço no mercado, isso porque a consolidação da sua empresa é fator determinante na forma em que você irá ofertar seus produtos ou serviços.
Porém, a situação torna-se ainda mais complicada se quisermos inventar. Muitas vezes no mundo empresarial, menos é mais e quanto mais minimalistas as ações de oferta forem, mais elas podem atrair o cliente, isso sempre de forma objetiva.
Note, isso não significa omitir informações, muito pelo contrário, o máximo de informações possíveis sobre a empresa, produto e serviços precisam ser passadas, a questão é a forma que elas serão passadas que servirá como um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso do negócio.
Por isso, vamos aos quatro passos que todo empreendedor precisa instituir a filosofia da empresa e ao departamento de vendas para conquistar os seus clientes .
1. Cuidado com o primeiro contato
Sabe aquele ditado “não julgue o livro pela capa”? Então, no universo dos negócios (e em boa parte do nosso dia a dia) essa frase não se aplica. A primeira impressão é muito importante na hora de firmar um cliente, afinal, o lugar que te recebe bem é o lugar que te deixa confortável. Tire dúvidas, seja simpático e instrua perfeitamente o seu cliente em potencial.
O gestor da empresa é geralmente muito atarefado, por isso é natural você ter um departamento de recepção que atenda certas normas e padrões apresentáveis, além de deixar a marca da empresa implícita. Porém, caso haja disponibilidade, o próprio empresário pode atender o cliente nesse primeiro contato, principalmente em casos de clientes especiais e com um poderio financeiro ou social que agregue valor (não só financeiro, mas de status) à sua empresa ou até mesmo de clientes agendados antecipadamente, pois auxiliarão no fechamento da sua agenda sem tornar esse atendimento uma trivialidade.
2. Cuidado com a capacitação
Investir nos seus funcionários é uma grande forma de fazer a sua empresa crescer . Trabalhar com eles o senso de equipe e de aprendizado, agregando valor em tudo o que eles possam fazer, é fundamental, pois interfere na produtividade deles como indivíduos profissionais e o resultado da sua empresa.
Por isso, sempre esteja atento com a capacitação daqueles que formam a sua equipe, para que todos os departamentos da empresa estejam treinados em falar a mesma língua, padronizando o desempenho e agreando a funcionalidade da empresa. Demonstre a credibilidade do trabalho feito de dentro para fora.
3. Cuidado com a divulgação
Saiba aonde e como divulgar o seu produto ou serviço e nunca omita a questão da divulgação. Saber onde irá informar ao público o que e como você está fazendo é fundamental, mas passa por uma análise de mercado anteriormente. Atualmente, as mídias digitais ajudam nessa divulgação em massa de forma rápida e com custo baixo, entretanto, de nada adianta investir nas redes sociais, por exemplo, se o seu público-alvo pouco está lá.
Contudo, muito pior do que investir errado em divulgação é não investir em divulgação e esse erro é cometido por diversas empresas . Essa omissão é primária e nada mais é do que gastar esforço na produção e não ter ninguém para consumir, justamente porque não há a difusão da informação.
4. Atenção com o pós-venda
O seu relacionamento com o cliente não termina após a concretização da venda, mas é a partir dele que você pode fidelizá-lo com outros serviços e produtos que a sua empresa trabalha, ou criará um divulgador natural do seu trabalho, por meio de recomendações. Por isso, sempre seja solícito, agradeça e dê o suporte necessário de forma clara, rápida e objetiva em todos os momentos que o cliente necessitar. Isso fará com que ele sempre se lembre da sua empresa .