Assessoria contábil em 5 passos: como atrair novos clientes
A assessoria contábil tem tudo pra ajudar novos empreendedores começarem no ramo com o pé-direito
O número de novos empresários e microempresários cresceu muito no Brasil nos últimos anos. De acordo com o SEBRAE, nos últimos três anos (2014-2017), mais de 26 milhões de empresas foram criadas. Contudo, a sobrevivência dessas empresas dependem muito de um fator: assessoria contábil.
Para quem acha que a contabilidade serve apenas para fazer balancetes e construir questões relacionadas ao setor financeiro, está enganado, pois a contabilidade está impregnada à saúde vital da empresa. Com o serviço de assessoria contábil, por meio de dados estratégicos, financeiros ou não, a empresa tende a tomar atitudes muito importantes para o sucesso do seu negócio.
Pontapé inicial
A assessoria contábil precisa estar ao lado da empresa desde o início do processo de projeção empresarial. O seu suporte reflete propriamente na bagagem transferida ao empresário de primeira viagem ao abrir a sua empresa.
Com a assessoria contábil ao seu lado, o empresário terá assegurado algumas informações sobre o segmento em que a sua empresa está adentrando para, assim, começar a construir a identidade da marca no mercado.
Por ser o primeiro processo, o pontapé inicial é extremamente importante e reflete diretamente no futuro da empresa, já que qualquer falha nesse início pode culminar em danos irreversíveis para o posicionamento da empresa no mercado. Por isso, a comunicação de quem é a sua empresa e até aonde ela quer chegar, nesse início, é de fundamental importância. Com o auxílio da assessoria contábil, a sua empresa buscará a clareza para essa comunicação inicial.
A concorrência
Tão importante quanto conhecer a sua própria empresa é ter conhecimento sobre a concorrência. Ao abrir uma empresa, você estará procurando ocupar um lugar já ocupado por outras instituições. E cabe a você, juntamente com a assessoria contábil, se inteirar sobre o posicionamento, história, modelo de comunicação, erros e acertos daquelas marcas em sua história. Você pode absorver coisas muito positivas da sua concorrência para adaptar a sua empresa, como também coisas negativas que não passarão nem perto do seu empreendimento.
A assessoria contábil, num estudo amplo de mercado, entregará esses dados mastigados à você, empresário. Nessa pesquisa de mercado feita pela assessoria contábil é que você terá noção quanto ao público-alvo, posicionamento e situação do mercado, entre outras coisas.
Empatia
Se colocar no lugar do seu cliente será sempre necessário. Mas, pare e pense, o que fará o seu cliente se fidelizar a sua empresa será justamente quanto ele fizer ao contrário. É fundamental, então, que grandes empresas gerem essa empatia. Mas como isso é possível?
Através da assessoria contábil, a sua empresa terá a capacidade de fazer uma análise crítica sobre os benefícios e diferenciais da própria empresa, o que pode ser explorado e convertido em gatilhos emocionais, como a empatia.
Realismo
O equilíbrio entre o otimismo e o pessimismo. Da mesma forma que alguém muito pessimista sobre o futuro da sua empresa faz muito mal a ela, alguém extremamente otimista pode colocar tudo a perder, também, dando passos maiores do que a própria perna.
É nesse momento que entra a assessoria contábil, fornecendo os limites de cada empresa no tocante a recursos financeiros e cronológicos.
Por mais que a ilusão de ter mais clientes seja atrativa aos olhos do empreendedor iniciante, a assessoria contábil colocará o seu pé no chão para que ele preze pela qualidade do seu serviço, o que o posicionará como referência em sua segmentação, do que a quantidade de clientes que o seu portfólio pode ter. Afinal, tão importante do que ter o seu cliente consigo, é retê-lo em sua empresa.
Confiança
A assessoria contábil lhe dará a segurança dos fatos em sua mão, para que você venha entrar no jogo empresarial confiante que vai ganhar. Essa confiança é muito importante para que todos ao seu redor trabalhe sempre motivado.