Abrindo o seu próprio negócio? Não tenha medo de pedir ajuda!

Abrir um negócio é fazer parte de uma minoria. Portanto, é hora de vencer o medo de pedir ajuda e, com isso, acelerar o progresso. Veja como!

A partir do momento em que você toma a decisão de um negócio próprio, começa a perceber que faz parte de uma minoria. Sim, empreendedores são uma exceção!

Ao olhar para os lados, fica fácil perceber que a maior parte dos amigos, familiares e conhecidos tem um emprego fixo. Por isso, o novo empresário já começa sua caminhada se sentindo um peixe fora d’água. Se vê incompreendido e sente que precisa provar que é capaz. E, assim, passa a caminhar sozinho. Você também já se sentiu assim?

O perigo desse sentimento é acharmos que temos que fazer tudo por conta própria. O medo de pedir ajuda é normal, mas pode nos transformar em uma ilha. No fundo, todos sabemos que ninguém conquista nada sozinho.

Portanto, é hora de vencer o medo de pedir ajuda e, com isso, acelerar o progresso. Veja como!

Por que pedir ajuda é importante

Especialmente no início de um empreendimento, o avanço se dá a passos lentos. Temos muito trabalho a fazer e, normalmente, pouca mão de obra. Muita gente começa sozinha, executando todo tipo de tarefa para que o negócio se torne uma realidade.

Mas você já parou para pensar que a ajuda externa pode alavancar o empreendimento, trazer novas visões e perspectivas? Por mais aterrorizante que seja, um pedido de ajuda pode nos fazer caminhar a passos muito mais largos.

Vencer o medo de pedir uma ajuda estratégica — seja a um amigo empresário ou a um consultor — pode fazer você abrir a cabeça, enxergar novas possibilidades, criar novos produtos e serviços, vislumbrar novas formas de divulgação.

Ao mesmo tempo, uma ajuda operacional — isto é, uma mãozinha nas tarefas do dia a dia — pode tirar um peso dos seus ombros. Pode desafogar sua agenda, reduzir o estresse, tornar o trabalho mais divertido e até mesmo liberar tempo para a estratégica.

Como vencer o medo de pedir ajuda

Acostume-se a ouvir “não”

Quando se trata de pedir ajuda, o máximo que pode acontecer é você receber um “não”. E um dos segredos está justamente aí: quanto mais acostumado você estiver a ouvir essa palavra indesejada, mais naturais serão os seus pedidos de ajuda.

Aos poucos, o medo de pedir ajuda vai sumindo. Além disso, percebemos que mesmo que uma pessoa não possa ajudar, ela pode indicar outra pessoa capaz de contribuir para o projeto. Por isso é tão importante dar o primeiro passo e pedir o auxílio.

Faça um mapa de competências

O mapa de competências é uma lista das habilidades necessárias para o seu negócio funcionar. Portanto, coloque no papel todos aqueles talentos que sua empresa precisa ter.

Depois, veja quais dessas habilidades você mesmo possui. Todas aquelas que você não possuir, terá que pedir ajuda a outra pessoa, caso contrário o negócio não irá adiante. Visualizar o mapa de competências nos ajuda a encarar a realidade de que não construiremos nada sozinhos e nos motiva a correr atrás do auxílio que for necessário.

Inspire-se em empresários de sucesso (e perceba como eles foram ajudados)

Aqui vale ler bibliografias e assistir filmes biográficos. Muitos dos grandes empresárioscomeçam do zero e, para isso, precisam pedir ajuda a amigos, a familiares, ao banco, etc. Mas uma coisa todos eles têm em comum: correm atrás do que querem.

Aproveite para se inspirar naquela lenda dos negócios que você admira e comece a se informar sobre as situações em que essa pessoa também foi ajudada.

Por fim, peça ajuda às pessoas certas

Todos nós temos alguns amigos ou conhecidos que adoram ajudar e que, muitas vezes, são bastante prestativos. Porém, nem sempre significa que essas são as pessoas certas nos apoiar.

O ideal é que a pessoa que está ajudando você seja especialista no que ela faz, pois assim fará com naturalidade e eficiência. E se você precisar de ajuda para definir os rumos do negócio, pode ser preciso recorrer a um mentor mais experiente. Esse mentor pode ser desde um profissional de consultoria até alguém próximo de você, desde que essa pessoa já tenha uma empresa de sucesso.

Fonte: https://saiadolugar.com.br/

Ainda está com dúvidas de como abrir ou gerenciar a sua empresa? Entre em contato com a nossa contabilidade, teremos o maior prazer em atender você e sanar todas as suas dúvidas!

 

Como a contabilidade ajuda sua empresa

Manter a contabilidade da sua empresa em dia vai muito além de pagar seus impostos mensalmente. Um planejamento contábil bem feito te ajuda na tomada de decisões e evita riscos desnecessários.

Se alguém fizer hoje uma pesquisa, perguntando aos proprietários de micros e pequenas empresas, se não fosse um item obrigatório ter um contador, se eles contratariam esse serviço, sem dúvida nenhuma a resposta seria um sonoro “não”. Os empresários não foram formados na base de ensino, para saber analisar um balanço, balancete, demonstração de resultado e relatórios gerenciais.

A consequência disso é a inadimplência de impostos e fornecedores, títulos protestados, desconto de cheques e boletos bancários nos bancos para antecipar recebimentos. Todas essas atitudes demonstradas pelo despreparo do empresário levam o negócio a fechar as portas.

A contabilidade e a educação financeira deveriam ser matérias escolares ou no mínimo acadêmicas. O país que quer ter a pretensão de ser grande, obrigatoriamente tem que formar os seus cidadãos para aprender a gerir a sua vida financeira e ter a capacidade de tomar decisões através de análises de relatórios gerenciais.

Um exemplo típico é quando ao perder o emprego depois de 40 anos de idade, o individuo se vê forçado a trabalhar por conta própria e assim pega o seu FGTS e abre um negócio. Porém ele só sabe fazer a atividade fim, ao qual trabalhou a vida toda. Daí resolve montar um comércio perto de casa. Ao comprar produtos para revender, não tem o conhecimento de como alocar os custos de aquisição, custos fixos e custos variáveis ao produto, para em seguida, aplicar o percentual do lucro desejado.

Além disso, não tem a mínima noção do que é “fluxo de caixa”. Então o fornecedor oferece a esse empresário um desconto para compra à vista e este empresário acredita ser uma vantagem, mas acontece que o consumidor final deseja comprar parcelado no cartão de crédito. O que acontece? As contas no final do mês não fecham e temos um prejuízo demostrado no balanço contábil.

Cuidado ao contratar um contador

Tome todos os cuidados ao contratar um prestador de serviços de contabilidade. Aqui no nosso escritório já pegamos alguns casos de empresas com problemas com o fisco, pelo simples motivo do cliente ter contratado um despachante para fazer a contabilidade ao invés de um contador.

Alguns empresários contratam serviços de acordo com o preço e isso pode ser uma grande armadilha. Solicite sempre um contrato de trabalho, com as informações completas dos serviços a serem executados e onde conste o registro profissional (CRC) de quem será o responsável técnico.

Não se preocupe apenas com a geração de impostos e a declaração de imposto de renda da empresa, pois existem inúmeras obrigações acessórias a serem cumpridas mensalmente e na ausência dessas, a multa é bem alta. Normalmente o fisco tem o prazo de até 5 anos para cobra-las e acumuladamente podem levar uma empresa a um rombo financeiro sem precedentes.

A ciência contábil fornece todas as ferramentas necessárias para planejar um negócio, antes de qualquer coisa (Quem é o meu público alvo, o que ele quer consumir, onde ele está, quanto ele quer pagar, por quanto eu devo comprar, quanto quero ganhar, como entrego o produto, quais canais de relacionamento devo ter, quem são meus fornecedores, etc.), gerir o seu negócio com eficiência, programar bem o seu fluxo de caixa, calcular a taxa de retorno do seu investimento inicial, programar estratégias de crescimento com base em relatórios gerenciais.

Saiba escolher bem o seu profissional contábil, interno ou terceirizado, trace todo o plano de negócios e demais estratégias com ele e assim todos os riscos serão minimizados e provavelmente seu negócio irá prosperar conforme programado e com a saúde financeira em dia.

Fonte: https://coworkingbrasil.org

E você? Precisa de um contador para sua empresa? Entre em contato com nossa contabilidade para assessorar você nessa jornada!

As 10 melhores formas de recuperar crédito para empresas

Quer incrementar o vigor e a saúde do seu negócio? Nada melhor do que aprender algumas formas de recuperar o crédito para empresas!

Afinal de contas, a inadimplência dos clientes é um dos principais fatores que causam desequilíbrio nas finanças das organizações.

Para recuperar o crédito é preciso ter calma, paciência e sensibilidade no trato com o cliente, assim como, utilizar as melhores técnicas de planejamento de ações e negociação.

E então? Está ávido para aprender como fazer isto logo? Preste atenção às nossas dicas, recupere o crédito de seus clientes e fortaleça o relacionamento deles com a sua empresa.

1 – Faça um plano de ação para recuperar o crédito da sua e

Planeje quais clientes serão abordados a cada dia e qual o intervalo para uma nova rodada de negociação, quando não for bem-sucedido nas tentativas realizadas.

Assim, você evita de entrar em contato todo dia e até mais de uma vez ao dia com o mesmo devedor.

Vale lembrar que estar em dívida gera constrangimento para a pessoa, que em alguns casos chegou nesta situação de forma involuntária (perda de emprego, gastos inesperados com problemas de saúde pessoal ou na família, etc.) e isso, muitas vezes, provoca descontrole emocional no devedor.

Por isso, sua abordagem deve ser sempre cordial e respeitosa, para levar as negociações a bom termo.

2 – Analise a situação do cliente

Antes de abordar o cliente, é importante que sejam analisados o seu perfil financeiro e o seu histórico de compras e pagamentos na sua empresa, para identificar padrões de comportamento, capacidade de pagamento e vislumbrar opções de negociação mais viáveis para cada caso.

Durante a negociação surgirão objeções ou dificuldades e o negociador da sua empresa precisa superar estes obstáculos oferecendo alternativas para o cliente com total agilidade, já que estes momentos, por mais amigáveis que sejam, geram tensão para o devedor.

3 – Faça negociações amigáveis

Evite acionar a justiça para reaver créditos concedidos aos clientes. Os custos envolvidos são altos e o desgaste da relação com o cliente é inevitável.

As abordagens amigáveis são mais proveitosas para ambas as partes.

Vale lembrar: Um cliente que foi bem tratado num momento de dificuldade financeira terá uma percepção muito favorável da imagem da sua empresa e poderá se converter em um excelente cliente, fidelizado e divulgador da sua empresa.

4 – Capacite a sua equipe

Para ter maior taxa de sucesso nas negociações de recuperação de crédito com clientes inadimplentes e/ou negativados nos órgãos de proteção ao crédito, o responsável por esta tarefa na sua empresa precisa ser capacitado em técnicas de negociação e ter um perfil adequado para a função.

Invista em treinamentos para a sua equipe!

5 – Utilize todas as ferramentas disponíveis

Além das ferramentas convencionais – carta e telefone – utilize as ferramentas tecnológicas – e-mail, SMS, Whatsapp, Skype – todas elas podem ser utilizadas de forma coordenada e alternada para abordar o cliente e oferecer uma oportunidade de renegociação de dívida.

As ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas no seu negócio, pois, além de agilizar o processo, elas facilitam o dia a dia e reduzem os custos associados ao processo de recuperação de crédito.

6 – Aja preventivamente

Descubra onde a análise de concessão de crédito da sua organização está falhando e melhore os critérios de análise e os mecanismos de controle para evitar a liberação de crédito a pessoas que não terão capacidade de pagamento futura.

Investir em sistemas antifraude, por exemplo, é uma excelente forma de barrar vendas que resultarão em prejuízo financeiro.

Uma outra boa prática preventiva é enviar SMS com lembrete antes da data e no dia de vencimento dos pagamentos negociados.

Assim, são minimizados os atrasos de pagamentos motivados por mero esquecimento por parte do cliente.

Quer mais um exemplo? Incentive o pagamento pontual oferecendo descontos, promoções ou sorteios aos clientes nos seus próximos ciclos de compras.

Agir preventivamente evita dores de cabeça! E o melhor, pode reduzir drasticamente o índice de inadimplência e, consequentemente, o volume de trabalho do departamento de recuperação de crédito.

7 – Aproveite a sazonalidade

Um excelente período para fazer contato com os clientes inadimplentes é nos meses de novembro e dezembro, época em que os assalariados recebem as parcelas do 13º salário e muitas pessoas utilizam estes recursos para quitação de dívidas.

Utilize esta estratégia e intensifique as ações de recuperação de crédito neste período do ano.

8 – Utilize os serviços de proteção ao crédito

Os serviços de proteção ao crédito são imprescindíveis para barrar vendas a clientes inadimplentes em outros estabelecimentos comerciais e também para notificar clientes que estejam em dívida.

Quanto antes sua empresa registrar a dívida no serviço de proteção ao crédito, maiores as chances do seu cliente renegociar para evitar sua negativação de crédito, já que isto só ocorre após 90 dias de vencido um débito.

9 – Conheça os indicadores financeiros do seu negócio

Você sabe qual é o percentual médio de inadimplência dos seus clientes?

Consegue dizer qual é o percentual de recuperação de crédito alcançado pela sua equipe?

Identifica quais são os meios de pagamento que mais geram perdas financeiras e inadimplência?

Se não, então você está precisando estabelecer métricas para o seu negócio!

Defina indicadores de desempenho financeiro e acompanhe sua evolução toda semana.

Somente conhecendo a sua realidade atual você poderá estabelecer metas e planos de ação para melhoria de desempenho que impactarão diretamente na independência financeira da sua organização e levarão os índices de inadimplência para patamares reduzidos.

10 – Busque ajuda profissional

Se sua organização não estiver obtendo bons resultados na recuperação de crédito, existem empresas especializadas neste serviço, com custo-benefício muito favorável para o seu negócio, que alcançarão alto retorno para a sua organização.

Recuperar o crédito para empresas é uma tarefa árdua, especialmente frente a um cenário de recessão econômica como o atual.

Sendo assim, é importante ter em mente e colocar em prática todas estas dicas para recuperar os recursos financeiros e o folego da empresa para realizar novos investimentos e se manter sustentável.

Ligue para Modelo Flat

Desenvolvimento pessoal: o guia completo para o sucesso

Talvez a primeira novidade já tenha aparecido no próprio título deste guia: a expressão “desenvolvimento pessoal” e a palavra “sucesso” quase lado a lado. Isso não é à toa.

Empreendimentos de sucesso demandam uma série de ações e qualidades de quem está no comando: tomada de decisão, autoconhecimento e autoconfiança são alguns exemplos.

Ora, essas qualidades não vão aparecer em você todos os dias às 8 da manhã quando você pisar na empresa. Elas têm que fazer parte de quem você é, não é verdade?

Por isso, preparamos este guia de desenvolvimento pessoal, onde explicamos o que é desenvolvimento pessoal e a sua importância para o sucesso como pessoa e empreendedor.

Nele, você vai saber também os erros mais comuns que podem ser cometidos no caminho, dicas para atingir esse objetivo e algumas ferramentas que vão ajudar.

Gostou da ideia de crescer como empreendedor melhorando como pessoa? Nada mal matar dois coelhos com uma cajadada só, não é mesmo? Então boa leitura e mãos à obra:

O que é desenvolvimento pessoal?

Todo mundo quer evoluir no campo pessoal. Mas o que exatamente significa isso?

Muita gente, ao ouvir falar a respeito, pensa logo em autoajuda e naqueles livros que dão uma motivada e levantam o astral, mas não passam muito disso.

Não precisa desanimar: não é disso que vamos falar aqui.

Desenvolver-se pessoalmente é lidar com as coisas que você quer fazer e as que você tem que fazer de forma saudável, pragmática e adulta. Vamos entender melhor:

O que você quer fazer

Boa pergunta: o que você quer fazer? Algumas pessoas querem ter sucesso, outras precisam de muito dinheiro, todo mundo busca a felicidade.

Sabe o que há em comum entre todas elas? Elas são muito vagas nos seus objetivos.

Ora, cada um tem uma ideia do que seja sucesso e o que parece muito dinheiro para uns pode ser uma micharia para outros. A felicidade então, talvez seja o objetivo mais vago de todos.

Há pessoas que têm muito dinheiro e não são felizes, há quem viva muito bem com pouco.

Quando se perguntar “o que eu quero fazer”, não confunda essa pergunta com “o que eu quero ter”, mas pense em onde você quer chegar.

Isso mesmo. Para o desenvolvimento pessoal, é muito importante saber que você realiza seus objetivos. E, se você não tiver objetivos claros, nunca vai saber se realizou.

Um exemplo de objetivo claro: “quero ser proprietário ou proprietária de uma empresa da área de marketing com um faturamento anual de 100 mil reais até o fim de 2018”.

Você não só definiu um objetivo para os seus próximos dois anos e meio como explicou para você mesmo o que considera sucesso.

O mesmo vale para dinheiro: de quanto dinheiro estamos falando? E a felicidade? Você não é feliz? Se a resposta é não, o que te tornaria feliz?

O que você tem que fazer

Pode parecer que estamos confundindo o pessoal com o profissional, já que a conversa é sobre desenvolvimento pessoal e já começamos dando um exemplo fictício de uma empresa de marketing.

Mas, uma vez que você tenha uma meta profissional, ela implica ajustes na sua vida pessoal. Se alguém for colocar essa meta em prática, algumas concessões terão que ser feitas.

Por exemplo: é possível ter dois filhos até 2018? Provavelmente não, já que a paternidade ou a maternidade demandam tempo, dinheiro e responsabilidades e você já se colocou um objetivo que vai deixá-lo ocupado.

Resumindo: toda meta objetiva que você se coloca no campo profissional, implica em escolhas e elimina algumas opções na sua vida pessoal.

E vice-versa: se o se objetivo fosse ter dois filhos, a sua empresa de marketing estaria automaticamente excluída, ao menos até 2018.

Desenvolvimento pessoal é melhorar-se como pessoa, colocando-se objetivos e entendendo que é possível se tornar mais produtivo na vida pessoal para conquistá-los, mas que também toda escolha elimina outras opções.

Entendeu agora porque nem todo mundo que quer ter sucesso profissional, dinheiro ou felicidade consegue logo de cara?

Os maiores erros e desafios do desenvolvimento pessoal

Para tornar sua busca pelo desenvolvimento pessoal mais fácil, listamos abaixo alguns erros que você não deve cometer se quiser chegar lá. Acompanhe:

Falta de metas

Isso é mais ou menos o que viemos falando até aqui.

Vamos apenas acrescentar mais uma coisa: tenha metas desafiadoras, mas condizentes com a sua realidade.

Desafiadoras porque você precisa de mudanças para sentir que tem se desenvolvido como pessoa. E condizentes com a sua realidade porque, se suas metas forem inalcançáveis, você certamente vai se frustrar e desistir.

Falta de tempo

Hoje em dia, tempo e dinheiro talvez sejam os maiores problemas de todo mundo que busca o desenvolvimento pessoal. Ao contrário do dinheiro, porém, o tempo não pode ser recuperado.

Mas você pode otimizar a forma como gasta suas horas, não é mesmo?

Um bom jeito de começar é pensar se não está se doando demais.

Algumas pessoas são naturalmente generosas e, acredite, não falta gente que queira se beneficiar da generosidade dos outros.

Nada de mal nisso, mas é você quem deve estabelecer esse limite. Lembre-se do clichê de que “para ajudar os outros é preciso, primeiro, ajudar a si mesmo”.

Essa frase é repetida demais por aí, mas não deixa de ser verdade por isso.

Tenha também uma ordem de prioridades, mas não vá cair na tentação de trabalhar o tempo todo nos seus objetivos e achar que isso resolve o problema da falta de tempo.

Divida sua vida entre trabalho e lazer e evite perder tempo no futuro, cuidando de doenças causadas pelo estresse.

Falta de dinheiro

É claro que alguém que viva em situação de pobreza extrema não pode mesmo desenvolver seu potencial.

Mas esse não é o caso da maioria de nós, não é mesmo? Bote na cabeça que o desenvolvimento pessoal se dá com aquilo que você tem.

É possível viver bem com pouco, o que também não significa renunciar aos prazeres do consumo, não é mesmo?

Se você fizer um planejamento financeiro — tiver controle real de quanto ganha, quanto gasta, se o que gasta é realmente necessário e, claro, quanto deve — vai descobrir muita coisa sobre o seu dinheiro.

Será que você não gasta demais? Ou então poderia ganhar um pouco melhor? Sabia que, mesmo endividado, é recomendável guardar dinheiro?

Faça um planejamento agora mesmo. Depois de descobrir sua real situação financeira será possível traçar metas pro seu crescimento pessoal que sejam condizentes com a sua realidade financeira. E ser feliz com aquilo que tem.

Medo

Se você sente medo de tomar decisões que melhorem a sua vida, seja bem-vindo ao time.

Está em busca de maneiras de acabar com o medo para fazer as coisas andarem? Esse é o problema: não há como acabar com o medo. O máximo que você pode fazer é enfrentá-lo.

Nos acostumamos a pensar em empreendedores de sucesso e pessoas que conquistam o desenvolvimento pessoal e profissional como se fossem inabaláveis, mas verdade seja dita: todos temos nossos momentos difíceis.

Procure pensar no medo como um amigo: ele te dá conselhos, mas é você quem decide se vai seguir ou não.

O medo sempre vai te aconselhar a ficar exatamente onde está e, adivinhe: em alguns momentos essa é a melhor escolha mesmo.

Mas se você der ouvidos a ele o tempo todo, nunca vai arriscar. E para conquistar o desenvolvimento pessoal — assim como para conquistar qualquer outra coisa na vida — é preciso correr riscos.

As melhores dicas para o desenvolvimento pessoal

Já deve ter dado pra notar que não há um botãozinho na sua vida que você vai apertar e ser mais feliz.

Para se desenvolver como pessoa, é preciso fazer um exame de consciência para entender quais são as suas necessidades e vontades e traçar uma meta.

E como essa meta é diferente para cada pessoa e para cada necessidade, não é possível darmos dicas tão específicas. Mas há coisas que ajudam qualquer um a atingir seus objetivos e é sobre elas que vamos falar agora:

Administre seu tempo

Há vários campos na nossa vida que nos fazem crescer como pessoas. Temos nossas metas profissionais, nosso lazer, compromissos familiares, queremos ler e nos informar, estudar, entre outras coisas.

O desenvolvimento pessoal depende também de uma organização do seu tempo, de modo que um pouco dele seja dedicado para cada coisa.

Acredite: se não fizer isso, você se verá em extremos como trabalho excessivo ou diversão desregrada.

Divida seu tempo entre essas atividades para o seu crescimento pessoal. Comece, claro, pensando quais são elas.

Elas costumam diferir de pessoa para pessoa, mas as categorias que citamos aqui acima são um bom ponto de partida para montar a sua.

Aprenda sobre empreendedorismo e liderança

Empreender não é algo que só as pessoas que abrem uma empresa fazem.

É uma atitude muito necessária para dar um rumo pessoal ou profissional para nossa vida e, também, mudar coisas que não dão certo.

Entenda como ser uma pessoa empreendedora na sua vida pessoal e profissional.

Esse tipo de atitude te obriga a desenvolver ótimas qualidades como o autoconhecimento, automotivação, liderança, produtividade e marketing pessoal.

Lendo e entendendo sobre esse assunto, você estará mais apto a lidar com críticas construtivas — aprendendo com elas — e destrutivas — não se deixando abater.

Além, claro, de saber muitas coisas úteis caso já seja ou decida se tornar um empreendedor formal.

Busque o autoconhecimento

Se você é do tipo cético, pode ter torcido o nariz quando falamos de autoconhecimento.

Pois saiba que não se trata de nenhuma “filosofia hippie”, mas de algo científico e aplicável.

Há diversas técnicas orientais milenares e também práticas ocidentais para que você tire um tempo para conhecer a si próprio: yoga, meditação, terapia, psicanálise e Programação Neurolinguística são alguns exemplos.

Reflita sobre seus padrões de comportamento. Você se auto sabota? Repete alguns erros no profissional e pessoal e acaba infeliz por causa disso?

As vezes somos enganados pelo nosso subconsciente, repetindo comportamentos pouco saudáveis sem perceber ou saber por que o fazemos.

Ferramentas que podem ajudar nessa tarefa

Muito bem, você já sabe o que é desenvolvimento pessoal, como conquistá-lo e já aprendeu quais os maiores desafios para isso.

Também já tem ótimas dicas para crescer como pessoa. O que falta? Simples: uma boa lista de apps para facilitar todas essas tarefas.

Ninguém aqui está dizendo que não dá pra ser feliz sem a tecnologia, mas que ela ajuda, ajuda!

Forest

Esse é um aplicativo para administrar a sua produtividade de um jeito diferente.

Você programa um tempo para cada uma das suas atividades, dividindo em frações de meia hora.

O app liga um timer no seu celular e o bloqueia, para que você faça a tarefa para a qual designou aquele tempo. Excelente para os viciados em smartphone que querem produzir mais.

Mas o melhor não é isso: no início dessa meia hora o Forest planta uma sementinha e ela vai crescer e se tornar uma árvore quando os 30 minutos terminarem!

Você acumula suas arvorezinhas, compara com a dos seus amigos pelo próprio app e ainda aumenta a produtividade.

TED

A sigla significa Tecnology, Entertainment, Design ou Tecnologia, Entretenimento e Design, em português.

Quando essa organização sem fins lucrativos foi criada, essas três áreas eram seu carro-chefe.

Hoje, é possível acompanhar palestras sobre quase todos os assuntos no TED.

O slogan da plataforma fala por si só: “ideias que merecem ser espalhadas”.

No seu celular, tablet ou computador, você poderá assistir vídeos curtos (18 minutos ou menos) que servem como motivação e inspiração para mudanças pessoais e profissionais.

Pinterest

O “catálogo mundial de ideias” da internet pode ser muito útil para inspiração e desenvolvimento pessoal.

Faça uma pesquisa com esse tema no aplicativo e veja quantos infográficos, banners e imagens com frases motivadoras aparecem!

Você pode salvar e organizar essas imagens, o que faz do Pinterest a ferramenta ideal para pessoas mais visuais.

Conclusão

Otimize o seu tempo, tenha objetivos precisos e possíveis de alcançar e use boas ferramentas para te motivar e inspirar.

Assim, você pode canalizar seus pensamentos e atitudes, criando um fluxo positivo de desenvolvimento pessoal.

Lembre-se: ser feliz não é conquistar bens ou dinheiro. É ser produtivo e saber que você gasta o seu tempo com as coisas mais importantes e se realiza com elas.

Pronto! Agora você está inspirado e motivado para se desenvolver como pessoa e alcançar o sucesso!

Fonte: saiadolugar.com.br

 

Uma nova forma de solucionar os problemas da sua empresa chamada Inovação social

inovacao-social

Todos nós somos responsáveis por um mundo melhor, certo? E se dissermos que sua empresa pode melhorar o mundo, aumentar os lucros, construir uma boa reputação e ainda dar uma forcinha para a economia local, tornando as coisas melhores para as suas vendas daqui a alguns anos? Parece muito? Mas saiba que esse é o conceito de inovação social.

Não é novidade para ninguém que o modelo de desenvolvimento que foi utilizado até hoje deu lucro e gerou renda, mas também criou desigualdades e destruiu o meio ambiente. E é exatamente para te ensinar como fazer diferente que criamos este texto.

Nele, vamos te ensinar como prosperar valorizando os aspectos humanos e criando soluções para problemas sociais. Quer lucrar fazendo o bem? Acompanhe:

O que é inovação social

Talvez tenha demorado um pouco, mas a constatação veio: é preciso mudar a forma de pensar os negócios, se quisermos uma economia e um mundo melhores.

Falando assim, parece que esse é um assunto distante dos pequenos empreendedores, mas não é.

A responsabilidade por essas melhorias é de todos e inclui ações como dar um destino correto ao lixo que a sua empresa produz, utilizar material reciclável, energia renovável ou qualquer outra coisa que permita ter os mesmos resultados que você já tem — ou melhores — utilizando menos recursos, poluindo menos e sem gerar danos sociais.

Claro, para isso, inovação é essencial. E é justamente o que fortalece a imagem da sua empresa: a ideia de que você usou a inventividade a serviço do bem de todos.

E o principal: pensar assim não é apenas ser mais bondoso ou altruísta, mas estabelecer uma conexão com o futuro do empreendedorismo. Afinal, empresas de todos os portes já começaram a colocar essa ideia em prática há algum tempo.

Mas, antes de colocar a mão na massa, você vai precisar entender como esse conceito pode ser aplicado à sua realidade, certo? Vamos entender isso melhor.

Como praticar a inovação social no dia a dia de um negócio

Vamos supor que você seja o proprietário de uma empresa pequena, no bairro onde mora. Como é possível praticar a inovação social se seu orçamento é limitado e o seu serviço ou produto circula apenas na sua região?

Pois saiba que o conceito de inovação social não exclui ações locais. A ideia aqui é que cada um faça a sua parte e que as pequenas ações, somadas, gerem algo maior.

Por exemplo: imagine um comerciante que tem uma pequena loja de roupas e sapatos. Por conta da situação econômica instável que o país atravessa, ele vê suas vendas diminuírem.

A solução mais óbvia seria baixar os preços ou dar descontos. Digamos que uns 5% é o máximo que ele consegue.

Nada de novo até aí e, com certeza, essas medidas não vão fazer suas vendas aumentarem substancialmente, concorda?

Agora, imagine que ele resolve fazer uma campanha: quem doar um item antigo ao comprar um novo — por exemplo, você compra um sapato novo e doa o velho que não vai usar mais — recebe os mesmos 5% de desconto.

Ao final do mês, todos os itens recebidos serão doados para famílias carentes: sapatos, casacos, calças e tudo o mais.

Uma ação como essa tem chances muito maiores de aumentar as vendas desse comerciante, simplesmente porque reúne várias coisas que agradam seus clientes: oportunidade de ajudar o próximo, desconto numa compra e uma chance de evitar o desperdício, doando algo que não vai usar mais.

Entendeu como é simples?

Agora, pense como a imagem dessa loja de roupas e sapatos melhora no bairro. Se você morasse lá perto não faria de tudo para apoiar essa ideia? As pessoas premiam a inovação social, pois ela reúne boas intenções e inteligência, qualidades que todos admiram.

Por que sua empresa deve aderir a ela

A única desvantagem da inovação social que podemos citar é que algumas pessoas a encaram como uma espécie de “modismo” e não como uma tendência real para os próximos anos.

No entanto, já faz um tempo que ela deixou de ser um tipo de iniciativa de algumas pequenas empresas isoladas para fazer parte da prática também de grandes companhias, como é o caso daNatura, só pra citar um exemplo.

Conheça outras vantagens da inovação social:

Ela te permite alcançar público novo

Acredite: não falta gente por aí que busca o tempo todo apoiar iniciativas socialmente inovadoras. Ao investir nesse ideia, prepare-se para ser visitado por um público diferente que virá de longe para comprar um produto ou contratar um serviço comprometido com um bem maior.

Se você acha que não há tanta gente assim buscando isso, saiba que, não faz muito tempo, o Brasil foi considerado uma referência mundial em inovação social. Nós temos muitos empreendedores engajados nessa ideia e também um público específico para ela.

Além desses, não se pode ignorar que os descontos que esse comerciante deu permitiram que pessoas com poder aquisitivo mais baixo comprassem seus produtos. Se eles gostarem, a nossa loja de roupas e sapatos acabou de aumentar sua base de clientes.

Melhora a imagem da empresa

Ainda que esta não seja a ideia principal, a inovação social acaba funcionando como uma ação de marketing com alto retorno sobre investimento. Isso porque, em geral, ela custa pouco e gera um impacto positivo muito grande.

Melhora a economia local a médio prazo

Vamos pensar no impacto que aquela pequena loja pode gerar na economia local: se o bairro onde fica tem um centro comercial e a ideia inovadora do empreendedor dessa loja trouxe novos clientes, é possível que eles consumam outros produtos ali perto.

Não importa que seja tomando um sorvete do outro lado da rua, uma cerveja num bar próximo ou mesmo fazendo um lanche na padaria, a iniciativa de inovação social pode transformar a economia daquele bairro a médio prazo, quem sabe até transformando-o em uma referência comercial naquela cidade.

Essa chance aumenta muito se o dono da loja conseguir convencer outros comerciantes locais a também investirem na inovação social, aliás.

Algumas atitudes de inovação social

No nosso exemplo, citamos uma boa ideia que pode aumentar os lucros, melhorar a imagem de uma empresa e até transformar o bairro onde ela está.

Uma ação como essa, no entanto, nasce de uma boa ideia e precisa de planejamento para ser bem sucedida.

Mas há outras pequenas atitudes de inovação social muito mais simples de colocar em prática na sua empresa e também práticas de outras empresas maiores das quais a sua pode se beneficiar.

Vamos conhecer algumas:

Microcrédito

É um tipo de serviço financeiro de empréstimo com juros muito baixos, concedido a uma parcela da população que não teria acesso a ele em situações normais.

O microcrédito gera lucro para as instituições financeiras que o concedem e ajuda milhares deMicroempreendedores Individuais (MEI) no Brasil todos os anos.

Se você utilizou ou pretende utilizar algum tipo de microcrédito para abrir sua empresa, saiba que, naquele momento, você se beneficiou de um tipo muito comum de inovação social.

E não são só os empreendedores que fazem uso dele: muitas pessoas pegaram empréstimos para realizar o sonho da casa própria ou comprar um veículo para trabalhar, por exemplo.

Projetos de revitalização comunitária

Não são poucas as praças, escolas e áreas comunitárias que foram reformadas por meio do empreendedorismo e força de vontade dos moradores.

Muitas vezes, a iniciativa pode partir de comerciantes locais, que querem aliar seu interesse de dar uma aparência melhor ao local onde seu comércio está instalado ao dos moradores de ter uma área de lazer para seus filhos.

Financiamento colaborativo

Na Holanda, uma passarela foi construída com a doação voluntária de dinheiro e serviços de alguns moradores.

Essa é a ideia do financiamento colaborativo: várias pessoas se unem, cada uma doando o que pode, para resolver algum problema ou realizar um sonho.

Sustentabilidade

As ações de sustentabilidade talvez sejam as formas mais comuns de praticar inovação social nos dias de hoje. Empresas de todos os portes demonstram preocupação com as questões ambientais.

No Brasil, as leis têm ficado mais rígidas a esse respeito e, em empresas grandes, já é comum encontrar não apenas um profissional, mas uma equipe inteira responsável por adequar cada pequeno processo industrial a essas leis.

Reciclar lixo e utilizar material reciclável na produção, evitar emitir gases que poluam o ar, conscientizar funcionários para que eles evitem o desperdício… todas essas ações podem ser praticadas por você também, certo? E o melhor momento de começar é agora!

Com alguma criatividade, empreendedorismo e boas intenções, é possível tornar o local onde você mora um lugar melhor, criar uma boa imagem da sua empresa e ainda obter lucro.

Além disso, como você pôde notar com o nosso exemplo da loja de roupas e calçados, muitos problemas econômicos que a sua empresa enfrenta em época de crise podem ser solucionados por meio de ações de inovação social.

Abrace essa tendência e torne-se uma referência de inovação nas proximidades do seu local de trabalho. Afinal, isso é ser empreendedor, não é mesmo?

E já que falamos de economia, inovação e criatividade, chegou a hora de você saber como empreender na área da economia criativa. Uma coisa é fato: nunca se premiou tanto a inventividade como nos dias de hoje!

Fonte: saiadolugar.com.br

Contate-nos: Modelo Flat

 

Supersimples vai permitir negociação de dívidas de empresas

Brasília – As novas regras do Supersimples, aprovadas nesta terça-feira, 4, pela Câmara dos Deputados, permitirão que pequenas e microempresas que acumulam dívidas tributárias ou financeiras possam renegociá-las com prazo de até 10 anos. Dessa forma, não serão retiradas do regime especial de tributação.

Segundo o presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a Receita Federal chegou a apontar a necessidade de excluir 700 mil empresas do Supersimples, por conta de dívidas com o Fisco.

Pelo novo texto, o refinanciamento mantém as empresas no regime. Essa regra passa a valer a partir de janeiro de 2017, diferentemente daquela que ampliou os limites de enquadramento no regime e que passa a valer só a partir de janeiro de 2018.

“É uma pena que nem todas as medidas tenham início imediato”, disse Afif, que comemorou a aprovação do projeto pela Câmara.

O texto definitivo segue agora para sanção presidencial. Segundo Afif, houve resistência da Receita para que o enquadramento de mais empresas no Supersimples ficasse para 2018, devido ao impacto na arrecadação no próximo ano.

Afif disse que o Sebrae vai fazer um mutirão nacional para orientar as milhares de empresas que estão endividadas e que têm interesse em renegociar o débito. “O Sebrae vai mostrar o caminho. Esse refinanciamento vai beneficiar muita gente”, disse.

Outra mudança que terá efeito em janeiro permite que “startups” recebam recursos dos chamados “investidores anjos”, empresas que capitalizam pequenos negócios, principalmente em áreas ligadas à inovação tecnológica.

Os deputados chegaram a abrir votação para os destaques do projeto do Supersimples e para apreciar trechos da proposta em que houve discordância em relação ao substitutivo enviado pelo Senado.

Porém, parte das propostas foi considerada prejudicada, e as demais foram retiradas pelas bancadas.

Fonte: exame.abril.com.br