A importância da contabilidade gerencial no gerenciamento de empresas

Conheça a importância da contabilidade gerencial na hora de tocar a sua empresa

Na hora de gerenciar a sua empresa, você terá grandes desafios pela frente, entre eles a contabilidade financeira.  Se engana redondamente aquela pessoa que acha que dentro da gestão do seu negócio pode muto bem lidar com as questões contábeis apenas com o seu conhecimento de mundo e que lidar com dinheiro qualquer um pode. Outro erro comum, são empresários (muitos deles de primeira viagem) que possuem receio de confiar a contabilidade financeira da sua empresa na mão de “qualquer um”. O que ao mesmo tempo é bastante comum e muito perigoso.

Em meio a tantas preocupações no que tange ao gerenciamento de uma empresa, se preocupar com as finanças se torna mais uma “sarna para se coçar”, sendo que pode ser um departamento facilmente substituído por uma empresa séria e competente.

Saber que a contabilidade financeira de uma empresa está nas mãos de uma outra empresa especializada, desafogará muitas preocupações de diversos empresários.

  • O que a contabilidade financeira faz

Muitas são as funções que a contabilidade financeira pode contemplar dentro do gerenciamento empresarial, e essas funções vão além do cerne da questão, mas passam pelo estudo de mercado a ser promovido pelo setor contábil, que além de fazer com que a empresa retenha gastos pode projetar lucros maiores para o empreendimento em questão.

Um bom serviço contábil otimiza a vida do patrão e dos funcionários, gerando um enxugamento de receita em diversos aspectos e uma dinamização do trabalho em si. A contabilidade financeira, por sinal, utiliza métodos não financeiros, como o Valor Agregado de Mercado e o Valor Econômico Agregado.

Por tudo isso, é de fundamental importância que a empresa que procure uma contabilidade financeira busque uma que se afeiçoe com a sua forma de trabalho, inclusive em seus diferenciais. Por isso, não poupe em pesquisar e perguntar.

  • Competências para o desenvolvimento da contabilidade gerencial

Não só de conhecimento na área financeira e monetária vive um contador. Hoje, com o mercado contábil aberto, os serviços precisam ser específicos e o conhecimento no setor jurídico é essencial para aqueles que trabalham com cargas tributárias e sistemas de pessoa jurídica – maioria esmagadora dos casos.

O profissional de contabilidade precisa estar antenado com o que acontece no mundo, pois qualquer fator social, econômico e político interfere no posicionamento monetário de um determinado lugar, afetando bolsa de valores, moeda, ações e automaticamente qualquer negócio, pois são as empresas, o setor privado, que faz a economia nacional e mundial girar.

Uma linguagem oral e escrita competente e o conhecimento de línguas estrangeiras (em especial o inglês).

Muitas das vezes, o trabalho de contabilidade gerencial envolve toda uma equipe, então, que a empresa contábil tenha os melhores funcionários, os mais produtivos e competentes e que possam apresentar resultados eficazes em todos os aspectos para as empresas que gerenciam financeiramente.

Por fim, não ter medo de tecnologia é fator preponderante para um contador capaz de fazer parte de uma equipe que presta serviços contábeis para a sua empresa. Isso, porque os sistemas de informação integrado virtualmente e agilizam sobremaneira o serviço, através de programas automáticos de análises de dados e afins.

Essas são as competências que uma empresa contábil, através de seus valores e equipe de funcionários, precisa ter para ser escolhida para gerenciar financeiramente a contabilidade de uma empresa.