Abrir uma empresa de alimentação no Centro de São Paulo

Com a crescente no setor de alimentação no Centro de São Paulo, cabe ao empreendedor saber no ramo que vai apostar

Precisa-se muito mais do que simplesmente abrir uma lanchonete ou um simples restaurante para se ter sucesso no setor de alimentação [na-cidade]. O empreendedor precisa ter visão estratégica financeiro e de marketing, por exemplo, para descobrir público, nicho e fazer do seu empreendimento alimentício um sucesso.

Se você se enquadra num perfil de que gostaria de empreender neste ramo, mas ainda falha nesses aspectos fundamentais, acompanhe esse post.

 2. Você precisa ser eficiente no gerenciamento do seu negócio 

Para que você tenha domínio no seu negócio de alimentos no Centro de São Paulo é importante que você saiba gerir a sua empresa, entendo o diferencial do seu público mas tendo pura e total atenção em questões básicas como: limpeza e higiene, estoque caixa,  logística e capital de giro.

  • Veja bem, o seu negócio trata de manipulação de alimentos, sendo assim, trabalhar com limpeza e higiene é obrigação. Além do local ser limpo e bem higienizado, os funcionários precisam respeitar as normas de higiene e, além de estarem apresentáveis, limpos e respeitando esses padrões, necessitam estar bem identificados. Touca nos cabelos, sempre presos, ausência de maquiagem e esmaltes, barbas feitas e unhas limpas, são exemplos para um perfil ideal para funcionário no gênero alimentício.
  • Outra atenção que deve ser dada de forma especial, é o estoque. Para o empreendedor no ramo de alimentos, perder produto significa prejuízo e os prazos de validade da sua matéria prima são curtos e de variável forma de armazenamento. Um local organizado e refrigerado é o ideal para estocar os alimentos.
  • Se você quer trabalhar no ramo alimentício, saiba que a forma de pagamento é um grande chamariz para que o cliente consuma o seu produto. Trabalhar com cartões é algo indispensável. E ainda mais, aceitar vales como refeições faz com que muitos assalariados que possuem esse benefício optem pelo seu negócio.
  • Estar em aplicativos como o IFood, por exemplo, agrega muito ao seu empreendimento, pois acompanha a evolução virtual e o modo de se consumir algo, ultimamente. Muito além do que o sabor e o valor que o seu produto tem, você também vende conforto, praticidade e bem estar. Por isso, tudo em seu negócio precisa estar conspirando a favor.

Capital de giro

Primeiramente, o empreendedor precisa entender o que é capital de giro e períodos de sazonalidade. Existem épocas que a venda de produtos caem, as de alimento ainda sofrem pouco com isso, mas não deixa de ser afetadas, esses momentos de queda são chamados de sazonalidade. Nesse tipo de período, a tendência é que entre menos dinheiro que o normal no seu caixa e que a saída seja maior. Para isso, é importante que exista ainda uma gordura do “tempo das vacas gordas”  para que o capital do seu empreendimento siga girando.